Na última semana, representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estiveram na Marluvas para entrega do certificado prata do programa Origem Sustentável. A Matriz da empresa é uma das primeiras do segmento de calçados profissionais a receber o selo, que representa o compromisso da companhia com os objetivos e metas de ESG.
“A indústria calçadista nacional é um case de sucesso quando falamos de sustentabilidade. O crescimento do Origem Sustentável, a única certificação de ESG para empresas do setor no mundo, é prova disso”, comemora o presidente executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.
A sigla ESG vem de environmental, social and governance, que em português se traduz em ambiental, social e governança. Especialistas explicam que trata-se de uma gestão integrada dos programas de sustentabilidade e compliance das empresas, a partir do amadurecimento dos processos e que traz grande diferencial na qualidade da gestão e para o mercado.
“A proteção está em nosso DNA e sabemos que ela só é completa quando preservado o ambiente em que vivemos”, afirma o presidente da Marluvas, Marcelo Arruda. A empresa investe em soluções verdes, realiza a compensação ambiental e racionaliza os recursos utilizados na produção dos mais de 50 mil pares de calçados disponibilizados ao mercado todos os dias.
Como parte da responsabilidade social, a Marluvas tem iniciativas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida, com a criação de postos de trabalho, investimentos em projetos que transformam a vida dos vizinhos e valorização da cultura local.
Segundo o diretor de operações da Marluvas, Alexandre Cardoso, a certificação da Matriz destaca ainda mais a Marluvas como uma grande e representativa empresa no país, reconhecendo as iniciativas para a perenidade do negócio e construção de um legado positivo para as pessoas e meio ambiente.
Haroldo entende a sustentabilidade como uma jornada que tem um início, mas não tem um fim. “Nos deixa orgulhosos o fato de que mais empresas, independente do porte ou nicho de atuação, estejam encarando o desafio que é produzir de forma sustentável”, diz. De acordo com ele, a cadeia produtiva do calçado do Brasil é, hoje, a mais adiantada na adoção de práticas ESG entre as concorrentes de todo o mundo.
“As empresas, puxadas por um consumidor mais consciente, enxergam a sustentabilidade não somente como uma forma de obter ganhos internos e mais produtividade, mas também como um meio de obtenção de ganhos em termos de imagem e posicionamento”, conclui o executivo.
O Programa Origem Sustentável é gerido pela Abicalçados e Assintecal. Ele é baseado em referências internacionais de sustentabilidade e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) e ao Global Reporting Initiative (GRI).
Também estiveram na Marluvas, em Dores de Campos (MG), o presidente do conselho da Abicalçados, Caetano Neto, e a secretária executiva, Cassia Mello. Juntamente com Alexandre e Marcelo, eles foram recebidos pelo superintendente da empresa, Denilton Silva, e pelo líder de ESG, Emerson Leão.