O início do ano é sempre associado a períodos chuvosos em grande parte do país, um cenário propício ao aumento de casos de dengue. Isso ocorre porque água parada é ambiente para reprodução do Aedes aegypti. Além disso, o calor favorece a criação do mosquito.
Nas primeiras semanas deste ano, o estado já registrou um aumento de casos acima do esperado para o período: 11.658 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 3.983 casos foram confirmados para a doença, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A nível nacional, o número de casos de dengue pode chegar a 5 milhões, em 2024, segundo estimativa do Ministério da Saúde. A prevenção é indispensável para evitar a proliferação dos mosquitos infectados.
Você sabe como se proteger nessa situação? É bem simples:
Ao perceber qualquer sintoma, procure um atendimento médico na unidade de saúde mais próxima da sua casa. Quando se trata de segurança, é fundamental unir esforços, promover a conscientização e implementar ações concretas que podem ajudar a enfrentar esse desafio de saúde pública e proteger a comunidade como um todo.