Em nossa sociedade atual, o assédio é um problema que prejudica homens e mulheres tanto o âmbito pessoal quanto no profissional. No que diz respeito ao assunto, muitas pessoas ainda tem dúvida ou medo da forma que se deve agir, e como sabemos que esse problema pode estar presente em qualquer lugar, a equipe Marluvas traz esse texto e outras ações institucionais afim de auxiliar a vítima e prevenir quaisquer abusos. Primeiramente é necessário saber que existem mais de um tipo de assédio, o moral e o sexual, vamos falar sobre cada um deles. Lembrando que: Assedio moral atenta contra à dignidade, enquanto o assédio sexual atenta contra à liberdade sexual da vítima; geralmente um vem acompanhado do outro.
- Assédio moral
O Assédio moral é o mais comum no ambiente de trabalho, ele vem por meio da exposição da vítima por meio de situações humilhantes, constrangedoras e qualquer situação abusiva, afim de diminuir e inferiorizar a vítima causando danos à saúde metal e à integridade.
Configura-se assédio moral:
- Assédio sexual
É qualquer importunação de cunho sexual onde a vitima se sinta incomodada ou desconfortável. Também é comum que esse assédio seja precedido de uma rejeição da vítima à uma tentativa de aproximação do assediador, é válido lembrar que as investidas depois do “não” são configuradas como assédio.
Configura-se assédio sexual:
Flerte (paqueras) correspondidos e elogios sem conteúdo sexual, não é necessariamente assédio.
Cometer qualquer uma das agressões citadas anteriormente é CRIME, e a Marluvas repudia e não tolera nenhuma dessas ações dentro da empresa. Caso você seja vitima ou conheça algum (a) colega que esteja passando por isso, denuncie já no nosso canal de denuncia: Canal de Comunicação - Seu canal de comunicação com a Plataforma BCompliance.
A nossa missão é combater as práticas de assédio e discriminação. E a sua atitude é fundamental nessa caminhada.
Referência: 16102023_Cartilha_de_Preveno_aos_assdios_moral_e_sexual.pdf (www.gov.br)