Todos os anos, milhões de trabalhadores morrem ou ficam seriamente feridos por causa de acidentes ou lesões ocasionadas durante suas atividades profissionais. Automaticamente, empresas sofrem com inúmeras taxas de indenizações, tratamentos médicos ou simplesmente por afastamento desses funcionários prejudicados. A melhor forma de se evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho, este investimento começa por nós, pela nossa mudança de postura no trabalho.
Seguem abaixo algumas dicas de segurança a serem consideradas durante as atividades do dia a dia, seja na área administrativa ou operacional:
Garanta a atenção durante a atividade. Quanto mais concentrado, menores são as chances de acidentes.
Se instrua quanto aos possíveis riscos de suas atividades. Acidentes acontecem frequentemente por plena imprudência do trabalhador. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime.
Os Epi’s existem por uma razão, proteger o trabalhador durante suas atividades, portanto eles devem estar devidamente colocados, presos e firmes para evitar que o utilitário sofra danos no período de uso.
Muitos acidentes ocorrem por desorganização da área de trabalho. Uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso, etc. Coisas simples, mas que fazem toda a diferença.
Não improvise ferramentas e nem apoie seus colegas a praticarem tal ato.
O importante para todos os serviços sempre deve ser um cuidando do outro, assim todos se mantém seguros. Portanto, evite a realização de tarefas de forma isolada, especialmente em áreas de risco. Não é nada prudente executar alguma ação sem acompanhamento, e, da mesma forma, não permita que seus companheiros de trabalho façam isso.
Mantenha o sistema de comunicação interna em ordem. É fundamental a comunicação entre empregador e colaborador, e entre os próprios colaboradores no dia a dia.
A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Essa comissão tem a função de manter a segurança no trabalho, criar regras de segurança para a empresa e acompanhar e eficácia e cumprimento dessas. Além disso, a CIPA é quem dá apoio aos funcionários lesionados, acompanha seu afastamento e retorno ao trabalho e determina ações que possam isolar possíveis problemas. Procure a equipe de CIPA de sua empresa e conheça um pouco mais sobre as ações realizadas no seu local de trabalho!
Segurança é mais do que EPI ou um EPC! Saiba mais – veja o vídeo abaixo: